
FAM
FUNDAÇÃO ALMERINDA MALAQUIAS
organização não governamental criada no ano 2000 por Miguel Rocha da Silva e Jean-Daniel Vallotton, vem atuando como centro de educação ambiental para crianças e jovens entre 6 e 17 anos, com o objetivo de prepará-los para protagonizar resoluções ambientais para manter esta floresta toda de pé. Uma infraestrutura de salas de aula, centro de eventos, cozinha e refeitório acolhe hoje 190 crianças no contraturno escolar, para aulas e atividades multidisciplinares

Educação Ribeirinha
Não há preservação sem educação. Partindo desta premissa básica, que o Projeto Educação Ribeirinha – uma gestão da Fundação Almerinda Malaquias, ONG de Novo Airão (AM) há 24 anos promovendo educação ambiental para crianças e jovens – celebra a entrega de dez escolas comunitárias.
Iniciado no final de 2021, o programa tem como principal objetivo prover educação básica de qualidade, a começar com a melhora a infraestrutura de 25 escolas de comunidades isoladas na vasta extensão territorial do município de Novo Airão, que abarca 38.000 quilômetros quadrados. A construção e reforma contempla as sede das escolas, como também anexos de cozinha para preparo da merenda, sanitários com fossas ecológicas, e igualmente elementar, a casa de apoio ao professor. Além da implantação do sistema de energia solar e rede de internet via satélite.
A concepção das unidades tem o projeto de arquitetura sustentável do Atelier Marko Brajovic, no desejo de integrá-las ao entorno natural, assim como resgatar os signos culturais das populações originárias destas regiões da floresta: ribeirinhos, indígenas e quilombolas. Baseando-se nas construções regionais, de base elevada, estrutura e fechamentos em madeira, aplicou-se também aberturas protegidas por mosquiteiros, iluminação natural e ventilação cruzada. De maneira a adaptar-se a diferentes comunidades, programas e situações topográficas, criou-se três diferentes módulos. O projeto considera mão de obra exclusivamente local, a também fornecer materiais e tecnologias que lhes são de acesso, seja na construção como na manutenção.
Em março, recebeu o prêmio iF DESIGN AWARD 2024, na categoria “arquitetura pública” – um dos reconhecimentos de design mais importantes e prestigiados do mundo. Todos os anos, vários milhares de designers, arquitetos e empresas de todo o mundo participam para que os seus projetos sejam avaliados por especialistas de design independentes.

Ao lado da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Fundação Almerinda Malaquias investirá no apoio pedagógico, em treinamento e capacitação do corpo docente, além de promover o intercâmbio entre os professores ribeirinhos e da ONG.
A região Norte carrega os piores indicativos de educação do país e, além do déficit de infraestrutura, o acesso às escolas – dada as largas distâncias das comunidades aos centros urbanos – acaba sendo outro desafio. O projeto já impacta o aprendizado de mais de 250 crianças, matriculadas em suas escolas renovadas, e conta com apoio contínuo da Prefeitura de Novo Airão e colaboração financeira da Expedição Katerre e Mirante do Gavião Amazon Lodge, além de doadores.
A Fundação Almerinda Malaquias e seu Projeto Educação Ribeirinha têm como mantenedores as empresas de ecoturismo Expedição Katerre e o Mirante do Gavião Amazon Lodge, também com sede em Novo Airão (AM), no conselho administrativo e de gestão, no apoio financeiro, e na articulação para conexões com empresas e pessoas físicas a fim de captar de recursos e doações para a construção das unidades.
COLABORADORES




